Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Iniciação à Docência

Com os objetivos de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação da UFC, contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, incentivar o interesse do estudante de graduação pela carreira docente e pelas políticas institucionais e valorizar, academicamente, a contribuição do graduando em ações institucionais, a Pró-Reitoria de Graduação instituiu o Programa de Iniciação à Docência (PID), voltado à monitoria das disciplinas do curso, de acordo com as disposições da Matriz Curricular.

 

Os projetos estão sob a responsabilidade dos professores das disciplinas, que atuam na qualidade de coordenadores. Anualmente é realizada a seleção dos bolsistas, que devem cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades de monitoria, conforme horários preestabelecidos com o professor-orientador, sem prejuízo de suas atividades didáticas.

 

Atualmente o Curso de Odontologia possui os seguintes projetos vinculados ao PID:

1. Processo ensino-aprendizagem anatomia humana, anatomia buco-maxilo-facial e neuroanatomia.

Orientador(a): Profª. Adriana Kelly de Sousa Santiago Barbosa

 

2.Iniciação à docência em endodontia laboratorial e clínica.

Orientador(a): Prof. Bruno Carvalho de Sousa

 

3.Processo de ensino-aprendizagem em endodontia clínica e laboratorial.

Orientador(a): Prof. Bruno Carvalho de Vasconcelos

 

4.Processo ensino-aprendizagem em escultura dental e clínicas odontológicas I e II/Setor dentística.

Orientador(a): Prof. ª Celiane Mary Carneiro Tapety

 

5.Processo de aprendizagem dos processos patológicos gerais e orais: uma abordagem  Teórico-Prático.

Orientador(a): Profª. Denise Helen Imaculada Pereira de Oliveira

 

6.Processo de ensino-aprendizagem do monitor no setor de estudos em métodos de diagnósticos.

Orientador(a): Prof. Filipe Nobre Chaves

 

7.Processo ensino-aprendizagem em introdução á clínica odontológica.

Orientador(a): Prof. Francisco Cesar Barroso Barbosa

 

8.Metodologia de aprendizagem em farmacologia e terapêutica medicamentosa.

Orientador(a): Prof ª Hellíada Vasconcelos Chaves

 

9.Metodologia ativa de ensino de próteses fixas.

Orientador(a): Prof. Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

 

10.Processo de ensino aprendizagem em fisiologia humana.

Orientador(a): Prof. Igor Iuco Castro da Silva

 

11.Atividades de monitoria em periodontia para as turmas de odontologia.

Orientador(a): Prof.ª Iracema Matos de Melo

 

12.Processo ensino-aprendizagem em microbiologia, parasitologia humana e imunologia.

Orientador(a): Profª. Iriana Carla Junqueira Zanin dos Santos

 

13.Processo de ensino aprendizagem em biologia celular, histologia e embriologia.

Orientador(a): Prof. José Roberto Viana Silva

 

14.Aprendizagem das patologias bucais verificadas por meio radiologia odontológica.

Orientador(a): Prof. Marcelo Bonifácio da Silva Sampieri

 

15.Monitoria em estudos e acompanhamentos em reabilitações orais.

Orientador(a): Prof. Marcelo Magalhães Dias

 

16.Processo ensino-aprendizagem em saúde coletiva: Metodologia da problematização na prática pedagógica em graduação.

Orientador(a): Prof.ª Mariana Ramalho De Farias

 

17.Processo ensino-aprendizagem em escultura dental e dentística laboratorial.

Orientador(a): Prof. Mário Áureo Gomes Moreira

 

18.Frenotomia lingual em bebês diagnosticados com anquiloglossia através do teste da linguinha: Importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Orientador(a): Profª. Patrícia Leal Dantas Lobo

 

19.Tecnologia multimídia para serem utilizadas em aulas de periodontia.

Orientador(a): Prof.ª Virgínia Régia Souza da Silveira