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Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, é um instrumento fundamental para nortear a comunidade acadêmica a organizar suas ações de forma a enfrentar os desafios de um processo de ensino-aprendizagem eficiente e eficaz, de forma sistematizada e participativa, voltada para uma gestão democrática que dê ênfase à formação profissional.
O diagnóstico realizado nos trouxe questionamentos que assumiram importância crescente em nossas preocupações quanto à solução de problemas e dificuldades operacionais, físicas, materiais e burocráticas, bem como a necessidade de contratação de professores e servidores técnico-administrativos e a admissão de novos alunos. Nessa perspectiva, o nosso projeto pedagógico orientará o trabalho e as ações estratégicas na busca de soluções dessas dificuldades.
Portanto, esse projeto não se traduz apenas em uma exigência legal, mas também na iniciativa conjunta de conhecer e questionar a realidade da comunidade e na busca de descentralizar as tomadas de decisões. Foi construído a partir de reflexões que tiveram como ponto de partida o panorama atual e a história da saúde bucal no Brasil.
Nesse sentido, não se trata, pois, de um modelo pré-estabelecido, imposto, acabado e/ou definitivo, mas um modelo em constante modificação, que deve ser continuamente avaliado e reavaliado por aqueles que integram o curso em prol da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, em que os princípios que o norteiam possam sofrer constantes reavaliações e reformulações conforme novas perspectivas e necessidades do contexto social e político-cultural em que o curso está inserido. Portanto, constitui-se um grande desafio e uma oportunidade ímpar da comunidade universitária de participar na construção e redefinição do profissional técnica e cientificamente qualificado e socialmente referenciado.
É importante atentar para o fato de que só a prática de organizar currículo através da discussão e distribuição de carga horária das disciplinas por semestre/ano e as reformas curriculares a modificar esta grade não mais atendem às novas exigências de uma formação universitária crítica, política, técnico-científica e socialmente contextualizada. Espera-se que a necessidade primária de atender ao comprometimento social e ao aprimoramento técnico-científico, dois grandes desafios que a sociedade impõe à universidade, sejam aspirações suficientes para superarmos os obstáculos que aparecerão ao longo deste processo.
O aperfeiçoamento contínuo do projeto pedagógico do curso requer inicialmente uma postura crítica sobre a sua concepção inicial e principalmente o engajamento no sentido de que todos reconheçam a importância da sua participação nesta construção. Constantes mudanças no cenário político e nos serviços de saúde, de uma forma geral, devem também nortear as mudanças futuras no projeto pedagógico, fazendo com que o curso de Odontologia tenha cada vez mais inserção social em todos os meios e não se torne uma ilha de conhecimento isolada da realidade local.
Os cirurgiões-dentistas, juntamente com outros profissionais da área de saúde, como os médicos e enfermeiros, constituem a base das equipes do Programa de Saúde
da Família. Conforme os dados de 2010, publicados no documento intitulado “Perfil atual e tendências do cirurgião-dentistas brasileiro”, em 2009 o Brasil possuía 220.000 cirurgiões-dentistas, quantia considerável, porém a distribuição interna é desigual e as regiões do interior são as menos contempladas.
A criação do curso de Odontologia em Sobral representa um marco em relação ao atendimento odontológico especializado para atender a demanda advinda da sociedade, especialmente da zona norte do estado do Ceará. Representou também significante progresso no desenvolvimento de trabalho de pesquisa, ensino e extensão na área, tão importantes para o desenvolvimento de inovações em termos de novas técnicas e tratamentos.

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