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Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Diretrizes

Princípios

  • Priorizar uma formação humana e ética;
  • Formar um cirurgião-dentista generalista e humanista, tendo como objetivo principal a promoção de saúde, a prevenção e cura das doenças bucais e gerais, em que o indivíduo deve ser visto como um todo;
  • Aplicar e correlacionar os conhecimentos básicos adquiridos à sua atuação clínica, bem como às ações de promoção e prevenção em saúde, priorizando desde o início do curso a prática do conhecimento gerado;
  • Co-responsabilizar a comunidade universitária (corpo docente e discente, servidores técnico-administrativos e gestores do Curso de Odontologia) na melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, na prestação de serviços à comunidade, além do aperfeiçoamento persistente de contextualizações democráticas;
  • Permitir horários livres para atender as necessidades integrais do Corpo Discente, seja para aprimoramento de conhecimentos técnico-científicos, seja para aquisição de conhecimentos gerais ou de domínio conexo, ou ainda para estágios, esporte, cultura e lazer;

Objetivos

A finalidade do curso de Odontologia é a de formar profissionais capazes de realizar uma adequada prática odontológica, de dá ênfase à promoção de saúde, inclusive permeando os conhecimentos de necessidade curativa ao longo do processo de formação, considerando a realidade econômica regional e nacional.

São objetivos do Curso de Odontologia:

  • Incentivar a pesquisa, a extensão, a divulgação de conhecimento;
  • A ênfase à promoção de saúde, considerando a realidade econômica regional e nacional;
  • Formar cirurgiões-dentistas capazes de interagir com a sociedade e com capacidade de liderança e sensibilidade social, passando a considerar o perfil bio-emocional do ser humano;
  • Possibilitar o engajamento do aluno desde o início do curso a um tipo de trabalho, seja caso clínico, pesquisa científica, artigo de revisão ou monografia, todos orientados por um docente do Curso, cuja apresentação será obrigatória quando da conclusão do curso;
  • Preparar o aluno ao longo do curso, com a inserção de disciplinas essenciais ao conhecimento de suas normas e recursos, tais como as disciplinas do módulo de Evidência Científica em Saúde, no quarto e décimo semestres, para que ao seu final o aluno possa elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Aplicar uma metodologia de ensino centrada no aluno, que favoreça a consciência do processo de aprendizagem, a capacidade de análise, a iniciativa, a responsabilidade e o auto-desenvolvimento;
  • Propiciar aos estudantes atuação na comunidade ao longo de todo o Curso, oportunizando experiências coletivas e multidisciplinares e incorporando novas metodologias (ensaios didáticos pedagógicos inovadores, metodologias ativas), passíveis de uso no desenho curricular;
  • Favorecer o fortalecimento das relações interpessoais – aluno/paciente, professor/aluno, aluno/aluno bem como estimular o mesmo para a educação continuada;
  • Considerar no processo de aprendizagem o potencial do aluno nos seus aspectos cognitivo, afetivo e social, assegurando um acompanhamento psicopedagógico; e

Estimular o compromisso acadêmico com a comunidade/Instituição-universitária e a sociedade – fortalecendo princípios éticos e morais básicos ao exercício da profissão.