Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Histórico

Dentro da proposta do Governo Federal de interiorização das Universidades Públicas, a Universidade Federal do Ceará atualmente possui os campi de Sobral, Cariri e Quixadá, proporcionando o ensino público e gratuito de excelência a vários alunos que provavelmente não teriam condições de realizar seus estudos em Fortaleza. Especificamente em Sobral, têm-se os Cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Engenharia da Computação, Ciências Econômicas, Finanças, Música e Engenharia Elétrica, os quais vêm modificando a realidade local à medida que desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Sobral, primando pela formação de profissionais aptos a ocupar o mercado de trabalho com sólida formação técnica, científica e humana.

Acerca do Curso de Odontologia, faz-se necessário apresentar um resgate histórico da sua criação em Sobral. Através do Cirurgião-Dentista de Sobral, Dr. Afrânio Fonteles, fomos “presenteados” com farta documentação referente à criação do Curso de Odontologia em Sobral, documentos estes datados do distante ano de 1990, o primeiro dos quais, com data de 10 de agosto de 1990, intitulado: Ata da 1ª reunião da Comissão Provisória incubida de adotar as providências iniciais com vistas à criação da Faculdade de Odontologia em Sobral. A referida reunião ocorreu em Sobral, na residência do Dr. José Valmir Araújo (atualmente Secretário de Saúde de Forquilha), contando com a presença dos cirurgiões-dentistas José Valmir Araújo, Afrânio Fonteles, Hermógenes Lima, José Roberto Azevedo, Maria das Graças Feijão e Claudine Araújo Sampaio, além do então Vice-Reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Dr. Evaristo Linhares Lima, e outros convidados. Na referida reunião, houve unanimidade, após exposição do Vice-Reitor da UVA sobre a possibilidade de se criar o Curso de Odontologia, quanto a grande relevância que seria para Sobral e Zona Norte do Estado do Ceará a criação deste curso. Na ocasião, falou-se em plantar uma semente, mais do que imediatamente se criar o curso. Uma assembléia da classe odontológica de Sobral foi programada para se aprofundar sobre o assunto, deliberar e dar outras providências.

Na reunião seguinte, realizada em 14 de agosto do mesmo ano, onde vários outros profissionais cirurgiões-dentistas participaram, levantou-se a questão do excessivo número de Faculdades de Odontologia existentes no Brasil (nesta época, somente existia o Curso da UFC em Fortaleza), porém membros da UVA alegaram a necessidade da região e o rigor em atender os critérios exigidos pelo Ministério da Educação.

Em 5 de setembro de 1990, nova reunião ocorreu, a qual contou com a presença do Prof. Carlos Rolim Martiniano, representante da Faculdade de Odontologia da UFC e do Conselho Federal de Odontologia. Por parte da UVA novamente foi explanado sobre as condições de excelência a serem oferecidas pela instituição, que encontrava-se em fase de expansão, o grande número de profissionais da Odontologia em Sobral e a demanda existente na região e o conseqüente benefício à população. O Dr. Carlos Rolim apresentou decreto do então Presidente da República, José Sarney, que proíbe a criação de novos cursos de Odontologia, exceto em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, dentre eles o Ceará, onde poderia, segundo ele, ser criada nova Faculdade de Odontologia, oferecendo amplo apoio a idéia em nome das entidades que estava representando. Nesta reunião, ficou decidido que seria enviado ao então Reitor da UVA, Prof. José Teodoro Soares, documento solicitando a criação do Curso de Odontologia.

Os membros da associação dos Cirurgiões-Dentistas de Sobral, por unanimidade, assinaram o documento e enviaram-no ao Magnífico Reitor José Teodoro. Foram ressaltados, no documento, os aspectos legais da solicitação (Respaldo do Decreto assinado pelo Presidente da República e autorização do Conselho Federal de Odontologia), as necessidades sociais, aspectos econômicos, culturais e educacionais envolvidos, a estrutura hospitalar existente, a habilitação científica e cultural dos profissionais da região e a disponibilidade da UVA, além da demanda de profissionais ainda existente no Estado. O plano de expansão e modernização da UVA, segundo os profissionais que assinaram o documento, poderia ficar comprometido caso a proposta não fosse aceita. O Magnífico Reitor manifestou total apoio ao movimento.

Posteriormente, o Magnífico Reitor José Teodoro Soares assinou portaria (Nº 115/90) nomeando uma Comissão Especial que se encarregaria de levar a idéia adiante. Concomitantemente foi entregue ao então Governador do Estado do Ceará, Sr. Tasso Jereissati, documento que propõe a implantação da Faculdade de Odontologia em Sobral. Em reuniões subseqüentes da Comissão Especial, os nomes dos Profissionais Carlos Hilton Albuquerque Soares (atual Secretário de Saúde e Ação Social de Sobral) e Hilda Maria Arruda Coelho Linhares foram aclamados por unanimidade para coordenarem o futuro curso de Odontologia.

Desta forma, neste breve relato, objetivamos enaltecer o esforço de várias pessoas e entidades que se empenharam ao máximo em prol da implantação do Curso de Odontologia em Sobral, sonho este somente realizado 16 anos depois. Para fazer justiça aos participantes desta empreitada de 1990, encontra-se em anexo cópia digitalizada das referidas reuniões, as quais contaram com profissionais que ainda hoje estão na labuta diária da profissão no Município de Sobral.

Atas das reuniões – parte I

Atas das reuniões – parte II

Atas das reuniões – parte III

Atas das reuniões – parte IV