Iniciação à Docência
Com os objetivos de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação da UFC, contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, incentivar o interesse do estudante de graduação pela carreira docente e pelas políticas institucionais e valorizar, academicamente, a contribuição do graduando em ações institucionais, a Pró-Reitoria de Graduação instituiu o Programa de Iniciação à Docência (PID), voltado à monitoria das disciplinas do curso, de acordo com as disposições da Matriz Curricular.
Os projetos estão sob a responsabilidade dos professores das disciplinas, que atuam na qualidade de coordenadores. Anualmente é realizada a seleção dos bolsistas, que devem cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades de monitoria, conforme horários preestabelecidos com o professor-orientador, sem prejuízo de suas atividades didáticas.
Atualmente o Curso de Odontologia possui os seguintes projetos vinculados ao PID:
1. Processo ensino-aprendizagem anatomia humana, anatomia buco-maxilo-facial e neuroanatomia.
Orientador(a): Profª. Adriana Kelly de Sousa Santiago Barbosa
2. Iniciação à docência em endodontia laboratorial e clínica.
Orientador(a): Prof. Bruno Carvalho de Sousa
3. Processo de ensino-aprendizagem em endodontia clínica e laboratorial.
Orientador(a): Prof. Bruno Carvalho de Vasconcelos
4. Processo ensino-aprendizagem em escultura dental e clínicas odontológicas I e II/Setor dentística.
Orientador(a): Prof. ª Celiane Mary Carneiro Tapety
5. Processo de aprendizagem dos processos patológicos gerais e orais: uma abordagem Teórico-Prático.
Orientador(a): Profª. Denise Helen Imaculada Pereira de Oliveira
6. Processo de ensino-aprendizagem do monitor no setor de estudos em métodos de diagnósticos.
Orientador(a): Prof. Filipe Nobre Chaves
7. Processo ensino-aprendizagem em introdução á clínica odontológica.
Orientador(a): Prof. Francisco Cesar Barroso Barbosa
8. Metodologia de aprendizagem em farmacologia e terapêutica medicamentosa.
Orientador(a): Prof ª Hellíada Vasconcelos Chaves
9. Metodologia ativa de ensino de próteses fixas.
Orientador(a): Prof. Hilmo Barreto Leite Falcão Filho
10. Processo de ensino aprendizagem em fisiologia humana.
Orientador(a): Prof. Igor Iuco Castro da Silva
11. Atividades de monitoria em periodontia para as turmas de odontologia.
Orientador(a): Prof.ª Iracema Matos de Melo
12. Processo ensino-aprendizagem em microbiologia, parasitologia humana e imunologia.
Orientador(a): Profª. Iriana Carla Junqueira Zanin dos Santos
13. Processo de ensino aprendizagem em biologia celular, histologia e embriologia.
Orientador(a): Prof. José Roberto Viana Silva
14. Aprendizagem das patologias bucais verificadas por meio radiologia odontológica.
Orientador(a): Prof. Marcelo Bonifácio da Silva Sampieri
15. Monitoria em estudos e acompanhamentos em reabilitações orais.
Orientador(a): Prof. Marcelo Magalhães Dias
16. Processo ensino-aprendizagem em saúde coletiva: Metodologia da problematização na prática pedagógica em graduação.
Orientador(a): Prof.ª Mariana Ramalho De Farias
17. Processo ensino-aprendizagem em escultura dental e dentística laboratorial.
Orientador(a): Prof. Mário Áureo Gomes Moreira
18. Frenotomia lingual em bebês diagnosticados com anquiloglossia através do teste da linguinha: Importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Orientador(a): Profª. Patrícia Leal Dantas Lobo
19. Tecnologia multimídia para serem utilizadas em aulas de periodontia.
Orientador(a): Prof.ª Virgínia Régia Souza da Silveira
20. Manuais Práticos Digitais de Prótese e Oclusão no Aprendizado dos Estudantes.
Orientador(a): Prof.ª Poliana Lima Bastos