Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Este artigo foi importado de um outro sistema gerenciador de conteúdo. Você poderá encontrar erros de formatação e URL's inválidas.

Semestre 04

  • Métodos de Diagnóstico II
    Radiografias digitais. Tomografia computadorizada. Ultra-sonografia. Ressonância magnética. Aspectos clínicos, imaginológicos e histopatológicos – Lesões fundamentais. Alterações de cor da mucosa bucal. Lesões erosivas e ulcerativas. Lesões vésico-bolhosas. Crescimentos teciduais. Patologias ósseas dos maxilares (císticas, tumorais, doenças ósseas inflamatórias, lesões fibroósseas, querubismo, lesões de células gigantes e alterações metabólicas). Doenças das glândulas salivares. Lesões pré-malignas. Câncer oral. Lesões imunopatológicas da cavidade oral. Xerostomia. Síndrome da ardência bucal. Halitose. Hepatites.
  • Cariologia
    Secreção e composição da saliva. Interações químicas entre o dente e os fluidos orais. Película adquirida. A microbiota oral residente. Formação dos biofilmes sobre os dentes. Microbiologia da cárie dentária. Imunologia da cárie dentária. Transmissibilidade e risco da doença. Cárie dentária como uma doença multifatorial. Características clínicas e histológicas da cárie dentária. Diagnóstico clínico e radiográfico da cárie dentária. Métodos avançados para o diagnóstico e a quantificação da cárie dentária. Epidemiologia da cárie dentária. Prevenção e controle da progressão da doença. O papel da higiene bucal. O papel dos antimicrobianos. Terapia Fotodinâmica. O papel do controle da dieta. Uso clínico do flúor. Decisão de tratamento – quando intervir? Tratamento invasivo versus tratamento conservador da cárie dentária. Prognóstico da doença. Controle da cárie dentária em pacientes e em populações. Predição da doença.
  • Laboratórios Pré-Clínicos I
    Anatomia: Princípios de anatomia dental. Técnicas de escultura: progressiva e regressiva. Desenho Dental, Ceroplastia dos Dentes Individuais. Anatomia aplicada a anestesiologia. Dentística Operatória: Princípios Gerais do preparo cavitário. Nomenclatura e Classificação das Cavidades. Instrumentos Rotatórios e Cortantes Manuais. Isolamento do Campo Operatório. Materiais restauradores diretos: ionoméricos, compósitos e amálgamas. Materiais e procedimentos de proteção do complexo dentino-pulpar. Endodontia: Anatomia e acesso coronário dos dentes anteriores superiores e anteriores inferiores. Princípios de instrumentação em endodontia. Substâncias químicas coadjuvantes ao preparo biomecânico. Materiais obturadores e técnica de obturação. Periodontia: Tecidos periodontais na saúde e na doença. Epidemiologia e etiologia das doenças periodontais. Microbiologia e imunologia das doença periodontais. Patogênese das doenças periodontais. Anestesiologia relativa ao periodonto. Farmacologia em periodontia. Higiene bucal e procedimentos básicos. Controle químico do biofilme dental. Motivação do paciente. Prevenção primária, secundária e terciária. Instrumental e material periodontal, cuidados, afiação, esterilização, conservação, foice, cureta, pinças, bisturis, lima e cinzel, jato abrasivo, ultra-som, eletrocirurgia, raio laser e descartáveis. Raspagem coronária, radicular, alisamento e polimento dentário. Outras manobras dos procedimentos básicos.
  • Saúde e Sociedade III
    Aprofundar o conhecimento sobre os métodos de pesquisa social na área da Saúde. Os diferentes atores envolvidos no processo de investigação. O ciclo da Pesquisa Social. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa. Metodologias Qualitativas em Pesquisa Social: História de vida, História Oral, Etnometodologia, Etnografia, Hermenêutica de Profundidade. Técnicas e instrumentos de coleta: observação, observação participante, entrevista, questionário, grupos de discussão. Coleta de dados. Processamento e organização dos dados. Descrição e interpretação dos dados. Relatórios de Pesquisa. Estimativa rápida participativa: Potencialidades e limites da sua aplicação na experiência brasileira.
  • Emergências
    A disciplina objetiva apresentar as principais emergências médicas passíveis de ocorrência no atendimento odontológico, com ênfase aos aspectos etiológicos, terapêuticos e preventivos. Aspectos legais das emergências medicas em odontologia. Avaliação clínica sistêmica. Situações emergenciais: crise de Pânico, estado epilético convulsivo, lipotímia, síncope, angina pectoris, disritmias cardíacas, crise de hipertensão arterial sistêmica (HAS), crise de asma brônquica, tetania por hiperventilação (hiperpnéia), crise de hiperglicemia e hipoglicemia, choque, methemoglobinemia (Met-Hb), toxicidades agudas do anestésico local e do flúor. Controle da ansiedade do paciente odontológico. Suporte Básico de Vida: obstrução das vias aéreas por corpo estranho e parada cárdio-respiratória. Vias parenterais de administração de medicamentos. Equipamentos necessários em casos de emergências médicas.