O Dr. Gilberto Pucca apresentou todos os avanços decorrentes da política nacional de saúde bucal através do Programa Brasil Sorridente, que proporcionou, entre outras ações, considerável ampliação do número de equipes de saúde bucal na estratégia saúde da família e a implantação de quase 1000 unidades dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regiões do país, os quais oferecem atenção especializada para toda a população brasileira, via sistema único de saúde (SUS).
Os dados atuais do SB Brasil, levantamento epidemiológico de base nacional sobre as condições de saúde bucal do brasileiro, mostram que houve considerável ampliação do acesso aos serviços odontológicos, diminuição da realização de procedimentos mutiladores (exodontias) e aumento do número de procedimentos conservadores. De acordo com o levantamento, o Brasil passa a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cárie, demonstrando que a saúde bucal do brasileiro teve grande melhora como reflexo do Programa Brasil Sorridente, além de proporcionar oportunidade de trabalho para os egressos dos cursos de graduação em Odontologia.
Os acadêmicos fizeram importantes intervenções e demonstraram dúvidas quanto ao atual mercado de trabalho odontológico e em relação às oportunidades futuras para a sua inserção. Demonstraram estar cientes de que a formação acadêmica atual direciona-os para atender às demandas da população no SUS, porém, mostraram-se preocupados com a negligência em relação às garantias trabalhistas e a ausência de um plano de cargos e carreiras para os profissionais vinculados aos serviços públicos. Foram enfáticos ao afirmar que os gestores precisam melhor valorizar os cirurgiões-dentistas.
Após o debate, Dr. Gilberto Pucca reuniu-se com os professores do curso (confira aqui as fotos do evento). Na oportunidade, conheceu um pouco sobre os inúmeros trabalhos e projetos ora desenvolvidos e que vem beneficiando a população que compõe a microrregião de Sobral, composta por 24 municípios. O Coordenador elogiou a todos que fazem o curso de Odontologia, que, segundo ele, representa um bom modelo de integração entre ensino e assistência nos serviços de saúde.
Fonte: Prof. Ms. Alexandre Simões Nogueira (alexandrenogueirasobral@yahoo.com.br)