Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Este artigo foi importado de um outro sistema gerenciador de conteúdo. Você poderá encontrar erros de formatação e URL's inválidas.

Concludentes de quatro cursos colam grau em Sobral

 

O Reitor Jesualdo Farias, ao presidir a solenidade de colação de grau dos concludentes do Campus de Sobral, destacou que, no diploma que eles recebiam, estavam “gravadas as pegadas dos pioneiros que, há 57 anos, afrontando o descrédito, sacudiram o marasmo provinciano e fincaram em Fortaleza os pilares de uma instituição de Ensino Superior, privilégio então reservado a poucas capitais”. Colaram grau, na sexta-feira (9), concludentes de Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Medicina. O evento realizou-se no auditório da sede do Campus. 

 

Em nome do corpo docente, falou o Prof. José Ronaldo de Vasconcelos Graça, do curso de Medicina, que relembrou o início das atividades no Campus sobralense, e a aula inaugural no dia 6 de abril de 2001, “ainda em espaço cedido pela Universidade Vale do Acaraú”.

 

Em seguida, mostrou como o curso de Medicina influenciou vários setores da vida sobralense, como a implantação dos primeiros programas de Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia, entre elas a de Medicina de Família e Comunidade, uma das primeiras nessa modalidade em todo o Brasil, bem como a de Psiquiatria, primeiro programa no país, estruturado numa Rede de Atenção Integral à Saúde Mental.

 

O concludente Milton Botelho Neto, representante do corpo discente, enfatizou que todos eles receberam “um ensino público, gratuito e de qualidade”. Reconheceu as limitações, lembrou que lutaram pela melhoria de algumas delas e deu ênfase ao “empenho e amor dos profissionais que se dedicam para que o Campus de Sobral continue a fazer o que tem de melhor: produzir e oferecer excelência”.

 

Afirmando que “as universidades nasceram para ser eternas e não há como construí-las entre o por do sol e a madrugada”, o Prof. Jesualdo Farias referiu-se ao processo de edificação daquele Campus, que hoje, “tão jovem numa perspectiva histórica, já se tornou um orgulho para a cidade e para a nossa Universidade”.

 

O Reitor apontou como resultado dos esforços o excelente desempenho dos alunos do curso de Odontologia, que obtiveram nota 5 no ENADE, e o destaque que receberam do MEC os cursos de Ciências Econômicas e Medicina, que “se juntam ao pelotão dos primeiros do país nas respectivas áreas”.

 

CALENDÁRIO – As colações de grau na UFC prosseguem, obedecendo ao seguinte calendário: 

– 16 de dezembro – Campus Cariri (cursos de Administração, Medicina, Engenharia Civil e Agronomia);

– 20 de dezembro – Concludentes da Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE, Instituto de Cultura e Arte – ICA, Instituto de Educação Física e Esportes – Iefes, e curso de Sistema de Informação, do Campus da UFC em Quixadá;

– 21 de dezembro – Concludentes dos cursos do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia; 22 de dezembro – Concludentes dos cursos do Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) e Faculdade de Educação.

 

 

Fonte: Cerimonial da UFC – (fone: 85 3366 7313 / 3366 7314)