Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Este artigo foi importado de um outro sistema gerenciador de conteúdo. Você poderá encontrar erros de formatação e URL's inválidas.

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS –PROF. ÍCARO DE SOUSA MOREIRA

 

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC assumiu o desafio de tornar realidade o preceito constitucional que preconiza a educação como um direito social. Neste sentido, foi concebida a política de expansão e interiorização da universidade pública como uma fundamental política inclusiva, uma vez que cria possibilidades de acesso à educação superior a uma parcela maior da população, e reconhece o papel estratégico da universidade para o desenvolvimento econômico e social. No processo de expansão, foi aprovado pelo conselho ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) o curso de graduação em Odontologia em Campus da UFC em Sobral, através da resolução no 20-d/CEPE, de 03 de maio de 2006.

O município de Sobral está situado na região noroeste do Ceará, a 224 km da capital do estado, possui uma área territorial de 2.123 km2 cuja população projetada para 2006 foi de 175.814 habitantes (IBGE, 2006). Sobral é sede de uma macrorregião de saúde que de acordo como plano diretor de regionalização (PDR) é composta por cinco microrregiões e por 55 municípios. Desta forma, atende um total aproximado de 1.500.000 habitantes, e consolida-se como importante pólo de atenção e assistência à saúde.

Dada à especificidade da ação-formação técnico-profissional do cirurgião-dentista, parte da carga horária das disciplinas deveria ser desenvolvida através de atividades práticas integradoras, assegurando o caráter técnico-prático que se manifestava na formação mediante coleta de informações, investigação e observação dos fatos e fenômenos no cotidiano da formação e no espaço profissional-sociedade, possibilitando fortalecer as bases teóricas para construção do conhecimento.

O Projeto político-pedagógico (PPP) do Curso de Odontologia, em Sobral, visa um ensino crítico, reflexivo e criativo, que socializa o conhecimento produzido, levando em conta à evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença, a horizontalidade dos conhecimentos, a verticalidade das disciplinas, a definição de eixos temáticos inter e transdisciplinares, a integração com o sistema de saúde, a vinculação com a comunidade e o suporte no método científico.

Um dos grandes desafios para a implementação do projeto pedagógico era o enfrentamento das condições de infra-estrutura física necessárias à formação acadêmica dos profissionais. A estruturação física do curso de Odontologia objetivava a construção de espaços para atender as necessidades do ensino-aprendizagem e da população. Dentre outros espaços, o curso deveria apresentar um total de 03 clínicas multidisciplinares, uma clínica cirúrgica e um centro cirúrgico. O Governo Federal vem buscando realizar ações visando à melhoria da qualidade de vida da população, através do fácil acesso aos serviços de saúde, em especial à saúde bucal, através do Programa Brasil Sorridente. Considerando que um dos objetivos do Pacto pela Vida era garantir a estrutura física necessária ao funcionamento de unidades de saúde, colaborando assim com a melhoria da assistência oferecida à população, desta forma, ficava evidente a necessidade da construção de uma Clínica Odontológica no Curso de Odontologia em Sobral, para atender as demandas da população.

Era fevereiro de 2008. Em uma visita do então Reitor da Universidade Federal do Ceará, Ícaro de Sousa Moreira, ao Campus Sobral, o Curso de Odontologia debatia sobre as futuras Clínicas Odontológicas em que eram necessárias para o andamento do Curso e o estabelecimento da excelência acadêmica.

Houve a aprovação, do então Reitor, para que uma Clínica de caráter temporário fosse gestada e concretizada, enquanto que as dependências definitivas do Curso ficassem prontas. E assim foi feito. Inicialmente foi pensada uma Clínica Odontológica do Curso de Odontologia, da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral com 10 consultórios odontológicos, contudo, logo iria sucumbir às demandas acadêmicas e, portanto, uma Clínica de 20 consultórios seria ideal para esta primeira demanda. Em abril de 2008, falece repentinamente o Magno Reitor, e o vice e atual Reitor Jesualdo Pereira de Farias dá continuidade ao projeto da Clínica temporária. O tempo não para, o tempo urge a tomada de decisões.

A Coordenação do Curso de Odontologia de Sobral designou a escritora deste documento para que identificasse espaços disponíveis na cidade de Sobral para que fosse erguida a Clínica e posteriormente desse prosseguimento à concretização desta Clínica. Juntamente com a Coordenadoria de Obras e Projetos da Pró-Reitoria de Planejamento da UFC, o espaço foi elencado – junto ao Campus, na antiga fábrica de tecidos.

Em esforço conjunto, foi submetido ao Ministério da Saúde – Fundo Nacional de Saúde, à Secretaria de Atenção Básica – Coordenação Nacional de Saúde Bucal, projeto de financiamento de parte dos equipamentos odontológicos para serem instalados no referido equipamento de Saúde. O projeto foi aprovado na íntegra junto à Secretaria. A parceria entre os Ministérios – da Educação e da Saúde, estabelecidos tanto para formação para a assistência em saúde bucal.

A partir de janeiro de 2009, a Clínica Odontológica do Curso de Odontologia, da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral passou a ser discutida juntamente com o Governo do Estado do Ceará, a partir da Política de Fortalecimento da Assistência Especializada no Interior. Nesta Política 16 (dezesseis) Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) haviam sido elencados, com estrutura arquitetônica comum de sala de espera, almoxarifado, copa, CME, sala de pequena cirurgia, sala de pacientes especiais, sala de recuperação anestésica, sala de radiologia, sala de discussão de casos clínicos, sala de paramentação, dentre outros. O governo do Estado do Ceará tinha tido a preocupação em ampliar a atenção especializada em todo o Estado, a partir das macrorregiões de saúde, e Sobral é a 2ª microrregional mais populosa (cerca de 600 mil habitantes), congrega 24 municípios. Nesta microrregional, havia um Centro de Especialidades Odontológicas, de gestão municipal, que apresenta-se com 07 (sete) consultórios odontológicos, o que denota uma desproporção, e, portanto um desequilíbrio de oferta de serviços especializados em saúde bucal. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado, a partir da interlocução do – NUASB – Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, abraçaram este projeto interinstitucional.

Com o interesse em oficializar a parceria da UFC-Governo do Estado, visto que havia objetivos em poder aliar a academia e rede assistencial, consubstanciada na expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, em especial da UFC no município de Sobral, foi construída a Clínica Odontológica do Curso de Odontologia, da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral,  que tinha como objetivo a melhoria significativa dos padrões de saúde bucal da população da zona Norte do Estado, ao mesmo tempo em que visa reduzir e se possível eliminar as desigualdades de acesso aos serviços odontológicos especializados. A referida Clínica, para que possa congregar num mesmo espaço a assistência e a academia, apresenta-se com área total de 691,71m2, com sala de espera geral e para pacientes especiais e pacientes cirúrgicos, área de atendimento clínico – uma clínica com 20 (vinte) consultórios, um consultório de pacientes especiais e um consultório de pequena cirurgia; sala de recuperação anestésica, sala para os computadores, área de central de esterilização de material e instrumental, área de radiologia, copa, SAME, duas salas de gerência (uma para docência e outra para assistência), sanitários, etc.

Desta forma, a parceria Governo Federal (Ministério da Educação, Ministério da Saúde), Governo Estadual (Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior) e Governo Municipal de Sobral (Prefeitura Municipal de Sobral), inauguraram no dia 19 de novembro de 2010, o Centro de Especialidades Odontológicas, Prof. Ícaro de Sousa Moreira, como forma de alcançar a excelência da qualidade do processo ensino-aprendizagem assim como promover atenção e assistência de qualidade à saúde dispensada ao usuário do Sistema Único de Saúde, proporcionar um ambiente agradável e adequado a garantir um atendimento em saúde humanizado e resolutivo à população.  

 

 

Fonte: Profa. Dra. Andréa Silvia Walter de Aguiar