Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Centro, Sobral, Ceará (88) 3695-4622 / (88) 3695-4626

Este artigo foi importado de um outro sistema gerenciador de conteúdo. Você poderá encontrar erros de formatação e URL's inválidas.

Atuar na linha de frente do desenvolvimento de um País é mais que trabalho, é vocação

Trabalhar no serviço público brasileiro, ao contrário do que muitos pensam, não é tarefa fácil. A equivocada cobertura de grande parte dos meios de comunicação do país faz parecer que ser servidor público é ter inúmeras vantagens, é ganhar bem, provocar o inchaço da máquina pública e, apesar de todos os benefícios ainda atender mal aos que precisam dos serviços prestados à sociedade.

 
Esses que fazem ataques aos servidores e ao trabalho desenvolvido no dia-a-dia das instituições públicas não sabem do que estão falando. Eles não vivem a realidade e  dificuldades dos homens e mulheres que em seus estados, nas capitais e nos municípios procuram atender a população que paga altos impostos apesar de, muitas vezes, sequer contar com a infra-estrutura necessária para desempenhar seu trabalho.
 
Para que cada cidadão receba o serviço público a que tem direito e pelo qual paga todos os meses, servidores e servidoras precisam lutar contra uma série de obstáculos. Os problemas começam pela má gestão do dinheiro público e desembocam na dificuldade do acesso de quem mais precisa dos  serviços prestados pelo Estado.
 
A falta de políticas públicas eficientes colabora para as lacunas no atendimento à população. Caso os políticos eleitos pelo povo fossem obrigados, ao longo de sua gestão, a utilizar os serviços públicos para eles e suas famílias, talvez a realidade no Brasil pudesse ser outra. Mas apesar de todos os obstáculos, da falta de investimentos e dificuldades estruturais, o trabalho desenvolvido pelos servidores deve merecer todo nosso respeito.
 
Na educação, na saúde, na segurança, na agricultura familiar, no desenvolvimento de novas tecnologias, na cultura, no meio ambiente, na fiscalização, nas estradas, nas fronteiras, em toda parte há um servidor trabalhando para que o Brasil evolua. Mais que um trabalho, esse servidor desempenha uma vocação.
 
As condições não são as ideais, faltam mãos para dar conta de tanto trabalho. Quando luta por mais investimento público, o servidor não está lutando apenas para contar com mais verba em seu orçamento. Isso faz parte de sua luta, claro. Como trabalhador, o servidor público também defende o reconhecimento de sua força de trabalho, assim como todos os trabalhadores ao redor do mundo.
 
Mas quando luta por melhores condições, o servidor, sobretudo, luta para que o Estado use melhor o dinheiro que cada cidadão pagou para receber os serviços que a Constituição garante como direito de todos. Quando trabalha, o servidor busca suprir as necessidades desse cidadão que merece serviços de melhor qualidade. Quando cobra do governo o servidor está cobrando ações que vão ser revertidas em mais desenvolvimento para o Brasil.
 
Neste 28 de outubro e durante todos os dias do ano, servidores e servidoras devem comemorar e devem se orgulhar. Apesar das dificuldades do caminho, reconheçamos nossas conquistas. Valorizar nossa força de trabalho é preciso, pois ser servidor público é ser acima de tudo brasileiro. Ser servidor é acreditar que é possível construir um país mais justo para as gerações que virão. Por isso, servidor, tenha orgulho de trabalhar pelo Brasil.
 
Fonte: Mensagem da Confereção dos trabalhadores no serviço público federal

Enviado por .

Categorias: Legado.

Publicado em .